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EDUCAÇÃO INFANTIL

 

     A Educação Infantil é a primeira etapa na Educação Básica, está organizada por critério de idade e por campos de experiência estabelecidos pela BNCC, com o objetivo de se respeitar a criança no seu tempo, com suas necessidades, peculiaridades e potencialidades, de acordo com cada fase de aprendizagem e desenvolvimento.

   O Colégio Rezende e Rezende pautado na proposta sociointeracionista da Rede Pitágoras, oferece uma formação plena, de qualidade e excelência a seus estudantes, contando com profissionais capacitados, que assumem uma postura pedagógica pra atingir os objetivos definidos, considerando a criança como ser social, interativo, produtor do próprio conhecimento, a partir de situações vivenciadas, dentro e fora da escola.

    Dentro dessa nova realidade, o Colégio Rezende e Rezende oferece além do ensino presencial e remoto, o ensino híbrido, utilizando-se da Plataforma Digital Plurall, que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online – ou seja, integrando a Educação à tecnologia, que já permeia tantos aspectos da vida do estudante.

     Esse é um processo contínuo de aprendizado em que é preciso trabalhar os métodos online e off-line em conjunto. O ensino híbrido é responsável por captar o que existe de bom em cada ambiente para potencializar a experiência educativa.


  • BERÇÁRIO:

 

     Proposta de atividades que priorizem o desenvolvimento motor e de linguagem para a otimização da conquista do desenvolvimento da fala e locomoção da criança. É necessário um ambiente desafiador, lúdico, com brinquedos e materiais que ofereçam várias possibilidades de exploração, respeitando o tempo de concentração de cada criança e oportunizando a aprendizagem e novas descobertas.

 

  • MINI-MATERNAL:

   

   Explorar as possibilidades de percepção rítmica e ritmos corporais nas aulas de movimento e música. Propiciar a participação de variadas situações de comunicação oral e escrita, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos, através da contação de histórias, colagens e garatujas. Oportunizar situações de exploração do ambiente escolar, observação de pequenos animais e plantas e propiciar as crianças o contato com os elementos da natureza.

 

  • MATERNAL:

 

   Desenvolver as competências para atingir os objetivos esperados em todas as áreas do conhecimento, através de atividades que envolvam a Linguagem corporal, musical, oral e escrita, artística, matemática desenvolvendo habilidades com desenho livre, pintura a dedo, modelagem, imitação, jogos simbólicos, expressividade, preensão do lápis, equilíbrio, destreza. Reconhecimento do nome próprio, do alfabeto. A organização dos conteúdos envolve a vida em família, na escola, em uma linguagem lúdica que permite o aprendizado brincando e descobrindo.

 

  • INFANTIL l:

 

    Amplia-se o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, matemática e outras áreas do conhecimento. Sabendo-se que todos os elementos e conteúdos desenvolvidos contribuem significativamente para as crianças aumentarem suas possibilidades de interação e inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Oportuniza-se ao aluno a participação de situações de leitura feitas pela professora, relatos de experiências vividas, produção de textos coletivos onde a professora é a escriba, prática da escrita espontânea.      Seriação e classificação de elementos, desenvolvimento do raciocínio lógico e resolução de situação problema, sempre de maneira interdisciplinar.

  • INFANTIL ll:

 

     O professor tem o papel de intermediar o processo de aprendizagem do aluno, propondo atividades diagnósticas no início do trabalho a ser desenvolvido. É oportuno o ambiente significativo da sala de aula, planejada para a aprendizagem, que convide os alunos a se envolverem em atividades interessantes e pedagogicamente válidas. As atividades são planejadas para o desenvolvimento pleno do aluno em todas as áreas do conhecimento, com propostas de leitura, conversas informativas e atividades matemáticas, de natureza e sociedade, linguagem musical e artística, concretas e lúdicas. A intenção não é de alfabetização nessa faixa etária, uma vez que esse processo se inicia desde o Maternal, possibilitando que a criança se desenvolva, com a intervenção pedagógica do professor, gradativamente no mundo letrado de maneira prazerosa e fascinante.

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